sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Ferdinando queria falar

           Existiu, há muitos anos, um jovem que quase ficou esquecido na História. Ele se chamava Ferdinando, era um garoto muito aventureiro e cheio de sonhos. O que ele mais gostava de fazer era falar. Quando criança, reunia os amigos e falava sem parar. Tudo que ele aprendia na escola, repetia. Contava o que tinha aprendido para os pais, os avós, os tios, os amigos, até para o papagaio, o periquito e a arara. E olha, nem a arara falava tanto que nem ele.
            Mas um dia, chegou na cidade um homem alto, forte, meio careca que usava uma roupa de general e tinha uma cara de mau. Ele era mau mesmo, era um tirano. Sabem o que é um tirano? É uma pessoa que adora dar ordens e rouba de todo mundo o direito de decidir se concorda ou não com as ordens que ele dá.
            Este tirano chegou na cidade dizendo que a partir daquele dia, todos tinham que obedecer a ele. Ele chegou com um exército que assustava todo mundo.
            Claro que os moradores da cidade ficaram com muito medo. E o medo é uma coisa que nos deixa paralisados. O mesmo medo que nos faz esconder a cabeça debaixo do cobertor à noite, sabe?, também nos faz perder a voz. Foi o que todos na cidade fizeram. Correram para debaixo dos seus cobertores. Sem forças para gritar, se encolheram assustados em suas casas.     
Mas o Ferdinando, logo ele que adorava falar, não conseguiu ficar calado, não. E começou a reclamar. Junto com três amigos que também não estavam nada contentes com aquela história toda, montou um movimento contra o tirano. O Ferdinando e os seus amigos eram muito corajosos e queriam gritar para todo mundo ouvir que aquilo não estava certo, que não podia aparecer alguém assim e sem mais nem menos tomar decisões e mandar em tudo e em todos por ali.
            Estes jovens herois achavam que seria fácil expulsar aqueles invasores, mas eles eram muito jovens e muito poucos e o exército do tirano era forte e bem preparado. Em pouco tempo, o exército conseguiu prender o Ferdinando e os seus amigos. E o tirano deu para eles o maior castigo que poderia existir. Tirou suas vozes. É, a partir daquele dia, o Ferdinando e os seus amigos ficaram sem voz e nunca mais puderam falar nada contra o tirano.
            Durante muitos anos, aquele homem malvado ficou na cidade e ninguém tinha coragem de falar nada. As pessoas foram ficando cada vez mais tristes e mais caladas. De vez em quando, apareciam grupos de jovens como os de Ferdinando, bravos herois que tentavam gritar, mas eles precisavam se esconder para que o tirano não os descobrisse e não tirasse deles a voz.
            Um dia, finalmente, o tirano foi embora da cidade. Já tinha passado muito tempo e ninguém lembrava mais do Ferdinando, dos seus amigos e da coragem que eles tiveram em lutar. Mas o novo prefeito da cidade lembrou e mandou construir um monumento em homenagem a eles para que ninguém nunca mais se esquecesse da bravura e da coragem daqueles jovens. E esta história passou a ser repetida muitas e muitas vezes em forma de lenda, em forma de fábula, até em forma de conto de ninar. E desta forma, Ferdinando e seus amigos recuperaram para todo o sempre suas vozes.

Ferdinando Bidovec foi membro do TIGR, movimento de resistência antifascista esloveno, considerado um dos primeiros da Europa. Em 1930, Ferdinando e mais três amigos foram presos, condenados e executados. O jovem idealista tinha apenas 22 anos.

4 comentários:

  1. Ola Camila !

    Fiquei duplamente feliz, por te ver por aqui e por ser brindado com essa bela história !

    A história, do jeito que você contou, revela e confirma a ótima qualidade de suas matérias.

    Muito interessante o método que você inventou, transpondo a história para a linguagem das crianças, despertando assim o seu interesse pelo tema, de uma maneira divertida e gostosa.

    Cada vez mais, fico convencido do quanto foi valiosa a sua integração ao Grupo Descortinando Histórias.

    Um Grande Abraço !

    ResponderExcluir
  2. Olá Camila

    Li sua história e gostei muito.

    Seu jeito simples e alegre de escrever histórias reais para contar para crianças e outros públicos é muito bom.

    Pode continuar, pois está de parabéns.

    Um grande Abraço.

    Valéria

    ResponderExcluir
  3. Oi Camila,

    Acho que ficaria muito legal se você colocasse aqui na área de comentários, "A História da História", um pouquinho sobre a origem da história que você contou, como você se inspirou, quando começou a escreve-la . . .

    Mais uma vez, Parabens !!!!
    Sua redação é de Ótima Qualidade !!!

    Um Grande Abraço,
    e Ótima Semana !

    ResponderExcluir
  4. Huumm ... Agora ficou mais chic ainda ;-)

    ResponderExcluir