quinta-feira, 1 de março de 2012

O esconderijo das medalhas de ouro

Em um reino não muito distante – para vocês terem ideia, de avião, dá para chegar lá em algumas horas – existia um cientista muito famoso chamado Niels. Certo dia, ele recebeu uma encomenda especial. Eram duas medalhas de ouro de 23 quilates cada uma.
Elas pertenciam a dois cientistas, amigos de Niels, que viviam em um país vizinho. Lá, um imperador – um tanto desequilibrado - havia decidido que iria controlar o mundo. E qualquer um que dissesse que esta não era uma boa ideia, ele mandava matar. Pois bem, estes dois cientistas ousaram dizer ao imperador que a ideia não era lá grandes coisas. Resultado: foram obrigados a fugir e para que suas medalhas não fossem parar nas mãos do imperador, decidiram enviá-las para o amigo Niels.
Niels colocou as duas medalhas na estante de seu laboratório, ao lado de vários outros prêmios conquistados desde que ele era apenas um estudante. Tinha até o troféu da feira de ciências da escola.
Numa tarde, enquanto Niels trabalhava tranquilamente, Georgy, um de seus assistentes, abriu a porta com toda a força e, esbaforido, gritou:
- Soldados... soldados do imperador... estão chegando... num navio enorme... e estão armados... vão invadir e tomar conta de toda a cidade!
Niels levou um grande susto. Não acreditava que o tal imperador fosse realmente capaz de dominar o mundo, mas pelo visto, iria dominar a cidade onde vivia. Rapidamente, olhou para a estante e pensou:
- Tenho que esconder as medalhas dos meus amigos. São muito valiosas e os soldados, certamente, vão querer ficar com elas.
Começou a caminhar de um lado para o outro do laboratório, pensando como faria para escondê-las. Georgy, vendo a aflição de Niels, sugeriu:
- Cave um buraco no jardim e guarde-as lá. Ninguém nunca vai descobrir.
Mas Niels, na mesma hora, respondeu:
- Nas histórias de aventura o tesouro é sempre enterrado. Muito óbvio. Estes soldados vão escavar a cidade inteira atrás de coisas valiosas.
- Tive uma ideia, gritou Georgy. As medalhas são de ouro. Vamos então dissolvê-las.
- Ora, ora Georgy. Você sabe muito  bem que ouro é um metal nobre. Não se mistura, tampouco se dissolve facilmente.
- Sim, mas podemos usar a água mágica da rainha!
- Oh, como não pensei nisso antes, disse Niels. Temos a água da rainha. É tão poderosa que é capaz de dissolver o ouro. Se jogarmos as medalhas nesta água, elas vão parecer apenas um líquido colorido. Podemos, então, deixar na estante, junto com vários frascos cheios de fórmulas e misturas; os soldados nunca vão suspeitar que ali estão as medalhas. Rápido, vamos trabalhar. Temos pouco tempo.
A água da rainha era uma espécie de fórmula mágica e pouquíssimas pessoas tinham acesso a ela. Mas havia um frasco com a água no laboratório. Então, eles jogaram as medalhas lá dentro. Em instantes, havia ali apenas um líquido de cor laranja que foi colocado na estante.
Pouco tempo depois, os soldados do imperador invadiram o laboratório.
- Soubemos que você guarda aqui objetos de grande valor, disse um dos soldados. Não adianta tentar escondê-los. Nós vamos achá-los.
E então, começaram a revistar todo o laboratório. Abriram gavetas e armários, jogaram papeis para o alto, passaram os olhos pela estante e, como previsto, correram para o jardim e escavaram todo o terreno. Evidentemente, não encontraram nada!
Mas durante muitos anos, o reino foi ocupado pelos soldados e os cientistas não puderam entrar no laboratório. O imperador até tentou dominar o mundo, mas não conseguiu e assim, as coisas voltaram a ser como antes.
Niels e Georgy puderam finalmente retornar ao laboratório e, para sua surpresa, encontraram o frasco com o líquido laranja intacto em cima da estante.
Usando seus conhecimentos, conseguiram reverter o processo devolvendo o ouro ao seu estado sólido e ao seu formato original.
Foi então que os dois amigos de Niels, que tinham fugido no começo desta história, voltaram para casa e encontraram, esperando por eles, uma encomenda especial. As duas medalhas de ouro, de 23 quilates cada uma.

Esta história, recheada com um pouco de fantasia, é baseada em um acontecimento real. Para esconder dos nazistas as duas medalhas do Prêmio Nobel dos físicos alemães James Frank e Max van Laue, o físico dinamarquês Niels Bohr as colocou em água régia, único composto químico capaz de dissolver o ouro. A ideia foi proposta pelo químico húngaro Georgy de Hevesy. A água régia é um composto concentrado de ácido clorídrico e ácido cítrico, na proporção de 3 para 1.

Um comentário:

  1. Olá amiga.

    Achei muito legal sua história.

    Não é de Príncipes e Princesas, mas sua trama é toda em cima dos caminhos que os príncipes e princesas têm que percorrer para serem felizes para sempre.

    Parabéns!

    ResponderExcluir